Que visto pedir para a Índia: e-Visa ou Visto regular?

Se ainda não leste o nosso texto de apresentação, explicamos-te que o Henrique é brasileiro e eu, Ana, sou portuguesa. Quanto a tirar o visto para entrar na Índia estamos precisamente nas mesmas condições. Portanto, “só” tivemos de perceber qual era o tipo de visto que nos convinha. Neste artigo sintetizamos-te a nossa pesquisa, explicando os prós e contras das diferentes possibilidades. Nós tratámos do visto ainda em Portugal, antes de viajar.

Quando acessámos o site da Embaixada indiana em Portugal, percebemos que, com fins turísticos, temos dois tipos de vistos disponíveis:

i. e-Visa, cujo processo de emissão é todo online, evitando deslocações à embaixada;

ii. Visto regular, que requer uma visita à embaixada. Em Lisboa, esta está localizada na Rua Pêro da Covilhã, No. 16, no Restelo.

Ambos têm vantagens e desvantagens, pelo que optar por um ou outro depende do tipo de viagem que se pretende fazer e incluso das regiões que se queiram visitar. Para informação geral sobre os vistos, deves consultar o site oficial do governo indiano. A Embaixada em Lisboa disponibiliza também informação no seu site.

Para assegurar a elegibilidade ao solicitar visto para a Índia, à data de entrada no país, o passaporte deve ter, pelo menos, seis meses de validade e duas páginas brancas para os carimbos da Imigração. Entre a documentação requerida referem bilhete de saída do país. No entanto, nós viajámos com bilhete só de ida sem qualquer problema. Lê o artigo em que te explicamos este processo com detalhe. No preenchimento do formulário para ambos os tipos de vistos é solicitada uma morada na Índia. Nós reservámos hostel para as primeiras noites e foi essa a morada que usámos.

Abaixo podes verificar e comparar as condições de cada visto. Qualquer questão que surja, deixa o teu comentário e procuraremos responder assim que uma conexão internética esteja disponível. Para questões mais urgentes, envia mensagem através da nossa conta de Instagram P4Kto.

  E-Visa Visa Regular
Custo USD80 + 2.5% da transacção bancária €98
Antecedência para solicitar Até 4 dias antes da partida Até 2 semanas antes da partida
Documentos requeridos online Fotografia frontal recente com fundo branco digitalizada. Ficheiro deve estar de acordo com requisitos específicos https://indianvisaonline.gov.in/visa/#

Página do passaporte com foto e dados pessoais digitalizada

Documentos requeridos à chegada Passaporte válido por 6 meses desde a data de chegada à Índia, com duas páginas em branco

Comprovativo de fundos para se manter durante a estadia

Cartão internacional de vacinação com vacina da febre amarela caso provenha de país afectado por esta doença

Submissão

 

Todo o processo é online. Requer 40 min a 1h. Atenção: o site oficial é https://indianvisaonline.gov.in/evisa/tvoa.html 1.º preenchimento online do formulário. Tenha preparados os ficheiros referidos acima. O link directo perde a conexão, a partir do link abaixo procurar “regular visa” no menu.

https://indianvisaonline.gov.in/visa/index.html

2.º Agendar visita à embaixada http://eoilisbon.in/eoilisbonapp/

para, no mínimo, 24h posteriores ao preenchimento online e até 30 dias após. Nesta visita deverá levar formulário preenchido online impresso, passaporte original, 2 fotos e cópia dos vôos. Será realizado registo biométrico. Requer deslocação pessoal e intransmissível. 2.ª, 5.ª e 6.ª 9.30-12h

Pagamento Online Presencial na embaixada e somente a dinheiro
Recepção do documento Online

Cerca de 3 dias úteis

Recebe-se no e-mail a ETA – Autorização electrónica de viagem, que se imprime para levar

 

Presencial na embaixada 2.ª, 5.ª e 6.ª 9.30-11h

Ou por correio – perguntar na embaixada

Cerca de 3 dias úteis

Atenção: os horários da Embaixada em Lisboa são restritos quer para submissão quer para levantamento. Fecha as 3.ª e 4.ª. Além disso, as restrições de segurança impedem entrada de equipamentos electrónicos na embaixada e não disponibilizam condições de armazenamento. Verificar antes de ir.

Validade desde a emissão 1 ano

É possível pedir para 5 anos – verificar

Tempo de permanência 60 dias a partir da data de chegada ao país. Atenção: ver a data de validade carimbada no passaporte à entrada – 60 dias não são 2 meses!

Não extensível

6 meses a partir da data de chegada ao país

Não extensível

Nº de saídas/entradas 2 Múltiplas
Restricções territoriais Algumas regiões protegidas, como Ilhas Andaman e vale de Spiti, requerem solicitar permissão especial na Índia. Verificar com a embaixada
Esclarecimentos 0091-11-24300666

indiatvoa@gov.in

213041090 – diariamente 14.30-17h

visa.lisbon@mea.gov.in

 

One thought on “Que visto pedir para a Índia: e-Visa ou Visto regular?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s